A majestosa produção frutífera do Nordeste.

quinta-feira, Agosto 27, 2020
A majestosa produção frutífera do Nordeste.

O Brasil ocupa o terceiro lugar na produção mundial de frutas, com mais de 41 milhões de toneladas produzidas em 2019, segundo dados da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Nossas condições climáticas extremamente favoráveis nos dão vantagens em relação a diversos países concorrentes, além disso os produtores brasileiros contam com uma grande disponibilidade de área e um bom acervo de máquinas e tecnologia.

 

O Nordeste se destaca em diversas culturas, muitos dos estados da região lideram ou ocupam posição de destaque na produção de algumas variedades frutíferas. Os maiores produtores de maracujá do Brasil são Bahia e Ceará respectivamente. Paraíba é o segundo maior produtor de abacaxi, enquanto o Rio Grande do Norte é o maior produtor de melão e o responsável por abastecer grande parte do mercado europeu com a fruta.

 

Outras culturas como banana, caju, mamão, manga e laranja ocupam posições de destaque na produção nordestina. Mesmo não alcançando um rendimento por hectare muito favorável em alguns cultivares, a região nordeste vem se destacando a cada dia na fruticultura. Resultado do empenho dos produtores da região, que precisaram se adaptar e investir em suas propriedades.

 

A projeção do setor é otimista, visto que ainda possui uma grande demanda do mercado interno que consome pouca fruta (a média brasileira segundo a Abrafrutas é de 57kg/ano, enquanto na Europa é de 129kg). Também existe potencial para importação, e nesse quesito a região nordeste também se destaca, pois está mais próxima do continente europeu e conta com excelentes corredores de escoamento para sua produção através de sua estrutura portuária.

 

Todos esses fatores projetam um cenário bem otimista para os produtores locais. Nesse panorama, a Veneza Máquinas desempenha um papel muito importante, pois fornece máquinas, implementos e soluções tecnológicas John Deere para região. Seu vasto portfólio pode contribuir com o setor, pois atende diversas culturas em várias etapas, seja no plantio, tratamento ou colheita.

 

A Veneza Máquinas também conhece a fundo a rotina dos produtores, e isso lhe garante uma vantagem estratégica para investir em todo potencial produtivo do nordeste brasileiro. Sabemos que unindo máquinas versáteis, tecnologia de ponta e a força produtiva dos fruticultores nordestinos, iremos colher ótimos frutos e assim gerar desenvolvimento para nossa região.

 

Entre em contato com a Veneza Máquinas e conheça tudo o que podemos fazer pelo seu negócio.

 

Fonte: Embrapa 


Share
Whatsapp logo